Dia da Consciência Negra no Alcyone

alcyone 5-gazeta-do-bairro

Entre as atividades desenvolvidas no Colégio Alcyone Moraes de Castro Vellozo, localizado ao lado do terminal da CIC (Cidade Industrial de Curitiba), veio crescendo ao longo dos anos e agora tem um dia realmente muito especial com atividades nos turnos da manhã e tarde para comemorar o dia da Consciência Negra (20 de novembro). Além de alunos e professores, a comunidade escolar foi envolvida nas ações articuladas ao currículo escolar.
O dia é especialmente dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, sendo a data escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares.
Nas Instituições de Ensino do Estado do Paraná existem as Equipes Multidisciplinares, formadas por professores e alunos, que realizam ações com o objetivo de compreender as manifestações racistas, preconceituosas e discriminatórias, tanto direcionadas para a população negra, como para os povos Nativos (Indígenas), buscando promover reflexões sobre as maneiras de valorizar a contribuição na formação da população brasileira.
Entre as atividades a apresentação de músicas ligadas à religiosidade dos Povos de Matriz Africana.
Parabéns a todas as pessoas que participaram, em especial a quem se envolveu nas atividades, como a Professora Márcia Regina Linhares, Coordenadora da Equipe Multidisciplinar, à Direção dos professores Celso Delatre e Magda Caetano e também a Equipe Multidisciplinar, com os professores: Márcia Linhares, Rosangela, Mauricio, Peri, Luis e Jaqueline e oas funcionárias: Elenir, Ivone, Maria Lúcia e Marisa.
E, claro, o agradecimento especial da Gazeta do Bairro à Pedagoga Rosangela Alves de Godoy que intermediou esta reportagem.

Compartilhe este artigo
adbanner