A Prefeitura de Curitiba irá investir aproximadamente R$ 16 milhões em novos serviços e equipamentos de esporte e lazer. “Vamos ampliar e descentralizar ainda mais o atendimento à população”, diz o prefeito Luciano Ducci. Entre os principais projetos estão a construção do Clube da Gente CIC, dois novos Centros da Juventude e a implantação de 75 unidades de academias ao ar livre.

“Buscamos expandir as ações de sucesso que já vinham sendo realizadas, facilitando o acesso da população aos serviços públicos e aumentando a oferta de programas e atendimentos”, disse o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

As novas unidades irão integrar os equipamentos da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, que conta atualmente com 24 Centros de Esporte e Lazer, quatro Centros de Atividades Físicas e o Clube da Gente Bairro Novo.

Os equipamentos desenvolvem atividades físicas e esportivas para todas as faixas etárias. Promovem ações que visam o bem estar, promoção social, fomentação da prática esportiva e inserção na sociedade com foco na qualidade de vida da população;

Clube da Gente CIC – Com entrega prevista para 2011, o Clube da Gente CIC irá promover atividades aquáticas disponibilizará salas multiusos para o desenvolvimento de atividades físicas e esportivas, bem como salas destinadas a Fundação de Ação Social.

A unidade terá uma área de 2.645 metros quadrados e 517 metros quadrados de piscinas. Uma piscina será semi-olímpica, com 25 metros de comprimento, oito raias e 1,3 metro de profundidade. A outra terá 10 metros por 10 metros e 1,1 metro de profundidade, para hidroginástica, hidroterapia e aprendizagem infantil.

“As novas piscinas irão ampliar o número de vagas em natação para todas as faixas etárias”, ressaltou Marcello Richa. Atualmente a Prefeitura oferece atividades de natação nas piscinas localizadas nas praças Oswaldo Cruz e Ouvidor Pardinho, na Regional Matriz, e no Clube da Gente da Regional Bairro Novo.

Academias ao ar livre – Atualmente Curitiba conta com 39 unidades de academias ao ar livre, distribuídas nas noves regionais da Prefeitura. Para 2011 está prevista a instalação de mais 75 unidades. Em 2012, serão implantadas mais 18 academias, totalizando 132 unidades em Curitiba.

Parte de um programa de saúde preventivo, os equipamentos visam melhorar a condição física e qualidade de vida da população, bem como ajudar na prevenção de doenças.

Os equipamentos das academias ao ar livre não têm pesos e usam apenas a força do próprio corpo para exercícios de musculação e alongamento.

São indicados principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia de ginástica ao ar livre. Para sua utilização correta, basta seguir as instruções básicas afixadas em um painel próximo.

Centros da Juventude – Iniciaram este ano as obras dos Centros da Juventude Vila Audi/União e Eucaliptos, nas Regionais Cajuru e Boqueirão. As unidades serão voltadas para o atendimento de jovens de 15 a 18 anos e irá oferecer espaço com piscina, quadra esportiva coberta e auditório para a realização de eventos, bem como promoverá aulas e atividades físicas, esportivas e culturais.