Criatividade e Inovação

TB-gazeta-do-bairro

Criatividade e Inovação

Ouvimos essas duas palavras quase todos os dias, mas afinal qual a diferença entre elas e por quê estão sempre juntas? Inovação em poucas palavras é tornar algo que já existe ainda melhor como por exemplo, a evolução dos aparelhos celulares. Criatividade também em poucas palavras é conceber ideias originais, úteis e solucionar problemas do dia a dia.

Então inovação e criatividade são a mesma coisa, certo? Errado, parecem ser a mesma coisa mas não são!

- Publicidade -

Criatividade é a habilidade de pensar em coisas novas enquanto inovação é a habilidade de fazer coisas novas. Quando falamos em criatividade logo vem a mente a imagem de artistas, pintores, músicos, etc…etc…, mas o fato, é que a criatividade está contida em todos nós em alguns de forma mais visível que em outros, mas todos nós somos criativos.

Existem vários tipo de criatividade e normalmente associamos apenas com a criatividade musical ou artística deixando de lado todas as outras opções existentes. Ser criativo é ver as coisas que todo mundo vê, mas enxergar de forma diferente. A criatividade está na capacidade de combinar coisas que não combinam, está em criar conexões que ninguém criou, isso é criatividade.

Inovação por sua vez é a melhor algo que já existe, nem sempre a inovação é resultado da criação de algo totalmente novo, porém normalmente é a consequência de uma combinação original de coisas que já existiam. Inovar é bom, mas inovar com criatividade é ímpar, sem igual…

Para ser inovador antes você precisa ser criativo, tudo começa com a criatividade sem ela não se pode enxergas as combinações que nunca foram feitas, Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou Gutenberg (para os íntimos) que é pai da imprensa, combinou uma prensa de uvas com uma máquina de cunhar moedas dando origem a prensa tipográfica, sem a criatividade dele para enxergar essa combinação ele jamais poderia ter inovado nos dando o processo gráfico.

Compartilhe este artigo
adbanner