A criatividade do subconsciente

TB nova-gazeta-do-bairro

Às vezes as ideias não aparecem quando você está concentrando sua atenção e misteriosamente aparecem quando você não está. A ciência moderna reconhece esse fenômeno de incubação e insight, mas não pode explicar por que ocorre. Este é um fenômeno comum que foi mostrado por um levantamento de cientistas ao longo de 50 anos. A maioria dos cientistas relatou que eles tiveram suas melhores ideias e insights quando não estavam pensando sobre o problema. As ideias vieram ao caminhar, recriar ou trabalhar em algum outro problema não relacionado. Isso sugere como o ato criativo veio a ser associado com “inspiração divina” para a iluminação e parece ser involuntário.
Sua mente subconsciente nunca descansa. Quando você para de pensar sobre o assunto e decide esquecê-lo, seus pensamentos continuam colidindo, combinando e fazendo associações. É por isso que você de repente do nada lembra nomes, obtém soluções para problemas que você esqueceu, e aparecem ideias do nada quando você está relaxando e não pensando em qualquer coisa em particular.
Há uma coisa na matemática chamada “factorial”, que calcula quantas maneiras você pode combinar as coisas. Se você tem três objetos, então há 1x2x3, o que deixa 6 combinações. O fatorial de dez é mais de três milhões. Dez bits de informação se combinarão e se recombinarão em três milhões de maneiras diferentes em sua mente. Então você pode imaginar a nuvem de pensamentos combinando e fazendo associações quando você incubar problemas quando você parar de trabalhar.
Cientistas cognitivos têm observado que as pessoas, após um período de incubação de um problema, são 39% mais propensos a estabelecer conexões entre ideias distantemente relacionadas. No entanto, esse aprimoramento do pensamento criativo existe completamente abaixo da tela do radar. Em outras palavras, as pessoas são mais criativas depois que esquecem o problema por um período de tempo, mas não sabem disso. Você está dando uma caminhada ou tomar um banho e perceber “Espere um minuto, há outra maneira de fazer isso!”.

Compartilhe este artigo
adbanner