Construção Civil em 2017

O ano de 2016 para construção civil não foi nada bom para muitos incorporadores, construtores, imobiliárias e afins da área. Para 2017 as palavras chaves são otimismo e planejamento.
Podemos analisar algumas variáveis que influenciam a construção e a venda de imóveis neste final de ano:
• Estoque de imóveis: Algumas pesquisas indicam uma redução de estoque de imóvel na cidade, mas ainda há muito mercado e imóvel a ser vendido.
• Financiamentos: Os juros não são os melhores que já tivemos, mas há tendências e planos governamentais para incentivar financiamentos e aquecer a economia no próximo ano. Com uma estabilização na economia os financiamentos voltaram a ser mais acionados para compra de imóveis.
• Custo de obra: Nos últimos anos houve um aumento dos valores do m² construído acompanhando a inflação. Aos poucos ele está estacionando o seu aumento, isso faz com que reduza o valor final do imóvel.
A expectativa para o ano de 2017 aos envolvidos da construção civil é melhor que os dois últimos anos. Claramente esta afirmação está relacionada com a estabilização da economia, que volto a repetir, é necessário ter otimismo acima de tudo. Ressalto a nossa outra palavra mestre, planejamento, ou seja, ao pé da letra: estabelecer planos, analises, e ações visando à realização de determinado objetivo, ou seja, é necessário ter os pés no chão, pesquisar e viabilizar seja seu imóvel ou seu empreendimento.
Por fim, lhe desejo boas festas, um ótimo ano novo e muita prosperidade em 2017!

Compartilhe este artigo
adbanner