Ração não é mais coisa só para animal. Será? Por mais estranho que possa parecer ela existe para o homem e virou sucesso na internet, que prometem de tudo, desde melhorar, emagrecer e outros milagres.
Segundo os nutricionistas, ela é uma mistura rica em fibras, contém vitaminas do complexo B e minerais que ajuda a controlar o colesterol, o diabetes, melhora o funcionamento do intestino, a pele e a imunidade do organismo. No entanto, é a promessa de emagrecimento que tem atraído mais pessoas.
Ainda existe muito improviso: a ração humana não é padronizada, cada pacote/fornecedor apresenta fórmulas e composições diferentes, por isso é preciso tomar cuidado.
O ideal é evitar comprar a ração já processada porque ela pode perder as propriedades pela forma como foi armazenada. O ideal é comprar cada um dos ingredientes que são vendidos a granel e fazer a mistura em casa. Assim, você também tem a garantia do que está consumindo.
Depois a ração deve ser guardada de preferência na geladeira num pote fechado e escuro porque a luminosidade pode ajudar a oxidar o óleo que existe na linhaça e no gérmen de trigo.
A receita
Depois de analisar as receitas disponíveis, nutricionistas chegaram a um consenso sobre uma receita que pode ser feita em casa e que nós reproduzimos aqui na Gazeta do Bairro.
Além da linhaça (50 g) e do gérmen de trigo (250 g), a ração deve ter também com leite de soja sem açúcar (500g), farelo de trigo (500 g), flocos de aveia (250 g), semente de gergelim com casca (100 g), açúcar mascavo (100g) ou cacau (50g), levedo de cerveja em pó (50g), guaraná em pó (50 g) e quinua (100g).

CUIDADOS
• Como a receita tem muita fibra, é preciso tomar muito líquido.
• A dose diária não deve ultrapassar duas colheres das de sopa.
• Ela pode ser um complemento para o café da manhã e o lanche da tarde. No almoço ou jantar, pode ser usada no máximo como um tempero para as saladas.
• Nunca deve ser usada para substituir as refeições.
• A ração humana não pode substituir as refeições porque não tem proteína na quantidade que o nosso corpo precisa por dia. Elas são fundamentais para fortalecer o nosso sistema imunológico.