Condomínios se preparam para desligar TV analógica

Digital-gazeta-do-bairro

Iniciativa da RPC junto aos síndicos da capital acerta para a transição do sinal digital. A mudança é preciso para garantir o recebimento do sinal nas cidades onde está programado o desligamento da transmissão analógica. Visando conscientizar os síndicos da importância em antecipar a migração de tecnologia, a Rede Paranaense de Comunicação participou de reunião com os síndicos do Secovi-PR (Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná).
O Paraná conta com cerca de 20 mil condomínios, entre apartamentos, casas e salas comerciais. Muitos ainda sem antenas coletivas ou apenas com antenas VHF instaladas, o que dificulta o recebimento do sinal com qualidade. “Essa é a hora de colocar as benfeitorias e ações no orçamento de 2017, e a antena coletiva deve estar prevista”, afirmou Siomara Freitas Kaltowski, coordenadora do conselho de síndicos do Secovi-PR. Também recomenda que os síndicos façam a instalação da antena coletiva no próximo ano.
Durante a reunião, a equipe de engenharia da RPC explicou como a conversão para o sinal digital deve ser realizada, além de esclarecer dúvidas dos participantes. O gerente de engenharia da RPC, Marco Antonio Martins, esclareceu que a transmissão no sinal digital é gratuita. O condomínio terá apenas o custo da instalação da antena UHF. Já o morador vai captar o sinal em um televisor digital ou então adaptar um conversor na sua televisão antiga. Hoje, 100% das TVs comercializadas já são digitais.
Uma das dúvidas esclarecidas no encontro foi a da presidente do conselho de um condomínio em Curitiba, Arlete de Fátima Oliveira, sobre o acúmulo de cabos na tubulação do prédio. “Tinha muitas dúvidas sobre o desligamento dos cabos inutilizados. Agora já sei que eles devem ser retirados, pois o sinal digital é um direito do cidadão”, comenta.
A RPC disponibiliza o sinal digital em Curitiba e Região Metropolitana há oito anos. Neste período, metade da população de Curitiba já optou em assistir à televisão com a qualidade do sinal digital, o qual traz mais nitidez na imagem que chega à tela da televisão. Segundo o Ministério das Comunicações, o desligamento da transmissão analógica em Curitiba, Região Metropolitana e Ponta Grossa será feito em 31 de janeiro de 2018. Já na região oeste do Paraná será em 28 de novembro de 2018.
Mais informações sobre o sinal digital estão disponíveis no site: www.rpc.com.br/tvdigital.

Compartilhe este artigo
adbanner