Começa a funcionar Raio X digital no Centro de Urgências CIC

-gazeta-do-bairro

-gazeta-do-bairroInauguração do anexo de Raio X digital do Centro de Urgências Médicas (CMEUM) CIC.

Começou a funcionar na segunda-feira (21) o anexo de Raio X digital do Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM) CIC – o terceiro aberto na rede municipal de saúde em menos de uma semana. No primeiro dia de funcionamento, o novo serviço fez onze radiografias médicas de urgência.
“Vai melhorar muito a qualidade do serviço prestado e o conforto dos nossos usuários”, diz o prefeito Luciano Ducci. O equipamento, que custou cerca de R$ 1 milhão e tem capacidade para fazer 2 mil radiografias médicas e 500 odontológicas por mês. O novo serviço foi entregue pela secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas.
Dois novos serviços de Raio X digital serão entregues no próximo dia 3, nos centro de urgências Boqueirão e Fazendinha. No dia 4, no Centro de Urgências Sítio Cercado.
O Raio X do CMUM CIC faz parte do conjunto de seis equipamentos do gênero que entrarão em operação até o começo de julho. Já está funcionando o Raio X digital nos centros de urgências Boa Vista e Boqueirão, que já fizeram 98 radiografias médicas de urgência.
Todos os serviços de Raio X são interligados à Central de Laudos do Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho. No hospital, uma equipe de radiologistas envia laudos aos médicos e odontólogos dos centros de urgências.
Imagens e laudos também podem ser visualizados on line pelos profissionais de saúde das unidades básicas, que podem agendar o exame para os pacientes das consultas eletivas.
Oferta – Juntos, os anexos têm capacidade para fazer 15 mil exames por mês. Isso significa um incremento de 30% sobre a oferta atual, já que cada central tem capacidade para fazer 2 mil radiografias médicas (total de 12 mil) e 500 odontológicas (total de 3 mil) por mês.

Esquema de funcionamento
RX médico
– nos CMUMs CIC, Cajuru, Boa Vista, Fazendinha, Sítio Cercado e Boqueirão
– de urgência (pacientes em atendimento nos CMUMs): em todos os CMUMs com serviço de Raio X, 24h por dia
– eletivo (marcado pelas unidades básicas): de segunda a sábado, das 7h às 19h
Clínica e RX odontológico
– nos CMUMs CIC, Cajuru, Boa Vista, Fazendinha, Sítio Cercado e Boqueirão
– atendimento de urgência: nos CMUMs Boa Vista, Fazendinha e Sítio Cercado
– De segunda a sexta: das 19h às 23h
– Sábados, domingos e feriados: das 9h às 18h

- Publicidade -

 

  

Compartilhe este artigo
adbanner