Com petróleo, três mil empregos serão criados no litoral paranaense até 2015

A grande oferta de empregos no litoral paranaense para a construção de duas plataformas petrolíferas, modelo WHP para a empresa OSX, aqueceu a procura por qualificação profissional na área. Desde novembro do ano passado, mais de 100 pessoas já participaram de cursos de capacitação ofertados por meio de uma parceria entre a empresa Techint Engenharia e Construção, filiada ao Sindemon (Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Paraná, ligado à Federação das Indústrias do Estado) –, o Senai e as prefeituras do litoral.
O presidente do Sindemon, Jair José de Souza, destacou a importância da iniciativa para impulsionar o desenvolvimento da região. “Investir em mão de obra da região é auxiliar no desenvolvimento do Estado e da própria empresa. É como uma corrente, onde um benefício puxa o outro”.
A Techint, localizada em Pontal do Sul, deve gerar mais de três mil empregos diretos nos próximos três anos na região litorânea, incluindo Matinhos, Paranaguá, Antonina, Praia de Leste e Pontal do Sul. Na primeira fase da parceria, foram oferecidos cursos de solda e caldeiraria. Nos meses de fevereiro e maio deste ano, foram entregues os diplomas das primeiras turmas de soldador e aperfeiçoamento em processos de soldagem de tubulações.
Em abril deste ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou que a falta de mão de obra qualificada afeta 69% das empresas do Brasil. Os ramos de engenharia e construção civil são os mais afetados de acordo com uma pesquisa realizada com 721 empresas. Para mais da metade, 52%, a má qualidade da formação e a falta de certificado é uma das principais dificuldades para contratar novos funcionários. 

Compartilhe este artigo
adbanner