Cobra – do Latim Colubra – Pedro da Costa

Em sentido figurado, a palavra serve para designar ou uma pessoa que se destaca numa atividade (ele é “cobra” em Latim) ou uma pessoa fala (sogras em geral, exceto a minha e a do leitor se estiver em casa lendo este trecho em voz alta).
A cobra desde a antiguidade tem essa imagem de animal astucioso e fingido. Tal como aparece, em atuação esplêndida, no episódio do pecado original. Parece que a versão inicial era com um macaco oferecendo uma banana para Adão e este perguntando: “e agora o que é que eu faço com isso? Ao imaginar a resposta do macaco, o autor prudentemente trocou o bicho e a fruta.
Por falar no pecado original, algumas observações interessantes. Quem primeiro mordeu a maçã foi Eva (sim, foi ela, o clone de Adão) e não Adão, que acabou ficando com a fama de causador do pecado original. Daí em diante os homens passaram a ser culpados de tudo e um pedaço da maçã entalado na garganta até hoje (o Pomo-de-adão), menos como prova do crime, mais como arrependimento imediato. A culpa foi de Eva sim, minha senhora, está na Bíblia (Gênese, 3-6): “A mulher viu que a árvore era boa ao apetite e formosa à vista e que essa árvore era desejável para adquirir discernimento. Tomou-lhe do fruto e comeu. Deu-o também ao seu marido, que com ela estava, e ele comeu”.
Outra coisa: quem é que disse que o tal fruto era maçã? Em nenhuma passagem, a Bíblia especifica qual era o fruto da famosa árvore, e muitos julgam pouquíssimo provável a existência de macieiras na presumida região do Jardim do Éden. Acredita-se que a maçã acabou ficando com o papel de fruto proibido em face da confusão entre as palavras latinas Malu (mal, infortúnio) e Mâlu (maçã), que só se diferenciavam pela acentuação.
Eva foi atraída para o fruto proibido pela serpente na conversa, no convencimento de que, comendo o fruto, ela, como Deus, saberia diferenciar o Bem e o Mal. Uma serpente que fala, ela, mas Eva não estranha, o que faz sentido já que para a moça tudo era estranho naquele cenário. O fato de a insidiosa serpente se expressar tão articuladamente e induzir ao mal é, para muitos, a maior prova de que, na verdade, aquilo não era uma serpente, era demo em pessoa, ou melhor, em animal.
Adão, sem médico e sem plano de saúde, viveu 930 anos. Com Eva, gerou três filhos, pela ordem: Caim, Abel e Set. Diz a Bíblia que quando o terceiro filho nasceu, Adão tinha 130 anos. Quer dizer, em 130 anos, Adão e Eva (criados no mesmo dia, o sexto) fizeram três filhos. Considerando-se a inexistência de preservativos, a falta do que fazer e o ambiente paradisíaco, parece que sexo não era uma das atividades preferidas do casal.

Compartilhe este artigo
adbanner