Cada caso, um colírio. Fique atenta!

Apesar de poder ser comprado sem receita médica, colírio é remédio e, portanto, exige recomendação e acompanhamento profissional. “Caso contrário, há o risco da pessoa desenvolver algumas doenças ou ficar com a visão prejudicada”, alerta a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, professora e chefe do departamento de oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Segundo a médica, tão importante quanto saber o que você está colocando nos olhos, é preciso estar com as mãos limpas e não encostar o aplicador nos olhos na hora de usar, para evitar a contaminação. “Geralmente, pingar uma gota do medicamento em cada olho é suficiente para cada aplicação, mas somente o médico vai poder dizer quantas vezes isso deve ser repetido ao longo do dia e por quanto tempo”, completa Keila, que lista os diferentes tipos de colírio e suas indicações:
Lubrificante: Também conhecido como lágrima artificial, ameniza o ressecamento causado por poluição, ar condicionado, computador e lente de contato.
Antibiótico: É indicado nos casos de infecção causada por bactérias, caso da conjuntivite bacteriana, aquela que forma pus.
Anti-inflamatório: Usado contra inchaço provocado por vírus, trauma, alergia a cremes, cloro, maquiagem ou inflamações que causam desconforto, coceira ou vermelhidão, como uveíte (que afeta a parte interna do olho deixando-o sensível à luz, com a visão desfocada, dolorido e avermelhado), conjuntivite viral ou irite (que atinge a íris).
Hipotensor: Tem a função de controlar a pressão dos olhos, o que evita ou reduz a progressão do glaucoma.
Vasoconstritor: Ao comprimir os vasos sanguíneos, melhora o aspecto avermelhado. Porém, se usado com frequência e sem indicação médica, pode mascarar a verdadeira causa do problema e criar resistência, o que pode resultar na necessidade de que sejam usados colírios cada vez mais fortes.
Antiglaucomatoso: Específico para os casos de glaucoma, pode apresentar efeitos colaterais como falta de ar e parada cardiorrespiratória.
Anestésico: Só é aplicado pelo médico durante a realização de exames ou cirurgias.

Compartilhe este artigo
adbanner