De que adianta gastar horas no salão de beleza e fortunas em cremes e tratamentos contra rugas, se o mais importante não foi feito? Parar de fumar é essencial para garantir pele e cabelos saudáveis e bonitos. Estudos desenvolvidos nos últimos anos mostram que o cigarro promove o envelhecimento precoce da pele devido a diversos fatores. Fique de olho em alguns deles:
• A fumaça do cigarro libera radicais livres que agridem, principalmente, a pele da face, pescoço e mãos, promovendo morte celular e aparecimento precoce de rugas.
• A ponta do cigarro atinge altas temperaturas, podendo chegar a 800 graus, contribuindo para o envelhecimento da pele e cabelos.
• O alcatrão, substância presente no cigarro, é responsável pela coloração amarelada que se deposita nos dentes, unhas e pele do rosto.
• As substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro aumentam a predisposição ao câncer de pele e boca.
• Os cabelos também sofrem agressão, tornando-se opacos, além de caírem mais.
Novas evidências também apontam o cigarro como fator agravador da acne.
Após três a quatro semanas sem fumar já é possível notar uma melhora considerável nos cabelos e pele, que ficam com aspecto mais bonito e viçoso. No longo prazo você perceberá o bem que fez a si mesma, contribuindo não apenas com a aparência, mas com a saúde também.

Consultoria: Camille Rodrigues da Silva, pneumologista