Uma verdadeira feira de serviços está sendo realizada no Sítio Cercado, próximo à Regional do Bairro Novo. Realizada entre do dia 7 ao dia 12, moradores de quatro bairros estão tendo acesso a serviços de saúde, educação, segurança, trabalho, assistência social e também atendimento da Copel, Sanepar, Detran e Procon.

Ao lado do prefeito Greca e infinitas autoridades, o governador Beto Richa esteve no local para a abertura oficial do Mutirão no início da semana. Ao falar aos presentes, Beto destacou que a região foi escolhida também para as primeiras obras de um convênio de R$ 29,5 milhões firmado entre o Estado e o município para recuperação de 61 vias, em bairros de todas as regionais da capital.

Prestigiada com a presença de moradores dos bairros Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará pertencentes à Regional Bairro Novo como lembrou o prefeito Rafael Greca, que se comprometeu de levar o evento às dez regionais antes do aniversário de Curitiba, dia 29 de março destacando que “O governo tem que estar onde o povo está, por isso as equipes da prefeitura e do Governo do Paraná se somam neste Mutirão da Cidadania”.

Onde: Clube da Gente Bairro Novo, na Rua Marcolina Caetana Chaves, nº 150 – Sítio Cercado

Quando: De segunda-feira (7) a sexta (11), das 13h às 19h, e sábado (12), das 9h às 17h

Confira os serviços oferecidos pelo Governo do Estado durante estes dias:

SAÚDE – A saúde vai participar com a instalação do Hospital de Campanha. Nele, serão oferecidos testes rápidos de HIV/Aids, hepatites virais e sífilis, aferição de pressão, teste de glicemia, orientações à população e cadastro de doação de medula óssea (Hemepar). Os atendimentos serão feitos em parceria pelas secretarias estadual e municipal da Saúde. Os testes rápidos serão oferecidos somente na sexta-feira (11) e sábado (12).

SEGURANÇA – O Instituto de Identificação do Paraná vai confeccionar carteiras de identidade ao público. A estimativa é produzir 300 documentos por dia. A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), com o seu ônibus móvel, também irá participar da ação elaborando boletins de ocorrência (exceto flagrante). O Cope e o Tigre vão expor materiais táticos na sexta-feira (11) e no sábado (12). O Centro de Antitóxicos Prevenção e Educação da Denarc vai fazer palestra na quarta-feira (9), sobre drogas para pais e professores. Será às 19h30, na Escola Estadual Iara Bergmann, no bairro Ganchinho.

FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – A área disponibilizará diversos serviços e recursos materiais, além de informações acerca dos direitos da criança e do adolescente, das mulheres e das pessoas idosas. O Programa Família Paranaense, voltado à proteção e à promoção das famílias que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social, também vai dar orientações aos presentes.

EDUCAÇÃO – A comunidade terá informações sobre a educação de jovens e adultos, educação profissional e esclarecimentos sobre os programas e projetos ofertados pela rede estadual de ensino.

JUSTIÇA E TRABALHO – o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania fará atendimentos e esclarecimento de dúvidas, enquanto o Departamento Estadual do Trabalho vai confeccionar Carteira de Trabalho, realizar consulta de vagas de emprego e encaminhar pedidos de seguro desemprego.

PROCON – O Procon participará com orientação e distribuição de cartilhas sobre direito do consumidor. A previsão é atender 350 consumidores.

DETRAN – O Departamento de Trânsito vai oferecer serviços de habilitação e veículos, além de levar um terminal de autoatendimento para consultas e pagamento de taxas. A equipe de educação para o trânsito fará brincadeiras com crianças e orientará sobre dispositivos de segurança e direção segura. Também fará cadastro no Detran Fácil, que permite solicitação de serviços pela internet.

COPEL – Empresa fará todo o atendimento aos consumidores, com os mesmos serviços prestados em suas agências. Entre eles estão: Pedido de ligação nova; Atualização cadastral; Cadastro de tarifa social / Luz Fraterna; Emissão de segunda via da fatura; Pedido de religação de energia; Orientações sobre uso seguro e eficiente de energia, com teatro, palestras e distribuição de materiais informativos a crianças e pais.

SANEPAR – A Sanepar fará o registro e a divulgação das famílias que são beneficiárias da Tarifa Social da Companhia, vai renegociar débitos e regularizar cadastros. A expectativa é fazer cerca de 150 atendimentos por dia durante o evento. A empresa também fará a apresentação do Programa Trate Bem a Rede, que incentiva a comunidade a descartar corretamente o óleo de cozinha. Serão feitas palestras sobre a importância da proteção da bacia hidrográfica e dos rios da localidade e o plantio de árvores. O ônibus EcoExpresso vai demonstrar todo o ciclo da água e promoverá palestras sobre o uso consciente da água.

FAZENDA – O Programa Nota Paraná vai prestar informações aos cidadãos, inscrever as pessoas interessadas e imprimir cartões com o número do CPF.

FOMENTO PARANÁ – A instituição financeira terá um técnico especializado que atua como agente de crédito para orientar sobre linhas de financiamento de microcrédito, troca de boletos, atualização de cadastro e outros serviços.

CULTURA – A Orquestra Sinfônica do Paraná fará um concerto no Bairro na quarta-feira (9), às 15h. Também haverá apresentação de dança, oficina de desenho e pintura, palestras, contação de história, exibição de filmes e exposição fotográfica. A TV éParaná fará transmissões dos trabalhos do Mutirão ao vivo e pela internet.

CELEPAR – A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) vai ministrar entre a quarta-feira (9) e a sexta-feira (11) o Curso Básico de Smartphone voltado às pessoas com idade superior a 60 anos. Serão ofertadas 50 vagas, sendo 25 pela manhã, das 08h30 às 11h30, e 25 no período da tarde, das 14h00 às 17h00.

ITCG – O ITCG vai dar esclarecimentos sobre regularização fundiária de áreas rurais e promover mostra de rochas e outros minerais encontrados no Paraná; entrega de materiais de geoturismo, prestando informações sobre o conhecimento geológico do Estado.