Após um século Big Ben entra em silêncio

big ben-gazeta-do-bairro

Depois de mais de um século de funcionamento, o famoso Big Ben, situado na torre do Palácio de Westminster – sede do Parlamento britânico -, ou na Torre de Elizabeth, para entrar em reforma.
Desta maneira, a tradicional cidade de Londres iniciou esta semana sem o badalar do sino que marcava cada hora passada na região central da cidade durante os últimos 150 anos.
O famoso relógio do Parlamento britânico, entra em silêncio para uma reforma programada para demorar cerca de quatro anos. Reforma e renovação e também instalação de um elevador, para facilitar o acesso ao alto da torre, até hoje feito por uma escada de 334 degraus.
Em eventos especiais, como as celebrações de Ano Novo o sino pode voltar a tocar segundas as palavras de Steve Jaggs, guardião do Grande Relógio: “Esse programa essencial de trabalhos protegerá o relógio por longo prazo, assim como protegerá e preservará sua casa, a Torre Elizabeth”.
A casa do Parlamento Britânico, o Palácio de Westminster situado à beira do Rio Tâmisa é um patrimônio mundial e uma das maiores atrações turísticas da cidade.
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, reclamou do plano. Ela juntou-se a outros políticos que protestaram contra a notícia de que o sino deixará de soar por quatro anos, e disse que não é certo tomar essa medida.
O Big Bem, durante estes últimos 157 anos, só teve duas pausas de manutenção. Uma em 2007 e outra entre 1983-85.

Compartilhe este artigo
adbanner