Aplicativo chega ao Brasil para facilitar busca por empregos e iniciativas solidárias

linke-gazeta-do-bairro

Criada por empreendedores de Maringá, solução chega para ajudar no enfrentamento à pandemia do Coronavírus

O aplicativo global Linkle, que começou a rodar nos Estados Unidos no ano passado, acaba de chegar ao Brasil para auxiliar as pessoas diante da crise provocada pelo Coronavírus. A plataforma distribui vagas de emprego conforme a geolocalização dos candidatos e agora tem uma nova funcionalidade, que liga voluntários que oferecem ajuda a quem precisa. Os serviços estão sendo oferecidos sem custo.

Criada por empreendedores de Maringá (PR), a plataforma já está cadastrando oportunidades de emprego e candidatos no Paraná, em Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. As vagas são exibidas conforme a proximidade com o candidato. O app também recebe o cadastro de voluntários que desejam prestar apoio e de pessoas que estão precisando de ajuda, como alimentação, itens de higiene ou mesmo para buscar uma compra na farmácia ou mercado.

- Publicidade -

“O esforço, neste momento, está voltado ao Brasil. Estamos buscando parceiros no país para divulgar vagas de forma gratuita, para quem oferta e quem busca. Também estamos sensibilizando voluntários e abrindo cadastro para quem precisa de ajuda”, diz a fundadora da startup Linkle, Rosane Prado.

Neste momento em as autoridades da Saúde Pública recomendam isolamento e distanciamento sociais para combater a disseminação do vírus, o mecanismo do Linkle se mostrou promissor. A plataforma usa geolocalização para oferecer a vaga conforme a proximidade entre a empresa e local onde o candidato mora ou estuda, a fim de reduzir o tempo de deslocamento, e sugere rotas de ônibus, por exemplo. A ideia do Linkle surgiu em São Paulo, onde a fundadora enfrentava dificuldades com o próprio deslocamento e para contratar pessoas para uma empresa de tecnologia. 

Dessa forma, o aplicativo também se mostra útil para conectar voluntários e pessoas que precisam de ajuda. “Muitos estão dispostos a ajudar e não sabem como. Outros estão precisando de apoio e não sabem para quem pedir. Queremos possibilitar esse contato, encurtando o caminho”, explica o head de produtos da plataforma, Emerson Castilho, que propôs a ação solidária.

Para os interessados em se cadastrar, o Linkle está disponível para IOS e Android. O link para baixar é o app.linkle.io.

Papel social
O consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann, diz que a entidade tem acompanhado o movimento de empresas que estão ajudando a combater os efeitos da pandemia como a readequação de produções, de plantas fabris, de serviços e de modelos de negócios.

“O Sebrae estimulando nesse movimento. As startups, grande parte de base tecnológica, têm grande poder de adaptação para ajudar pessoas ou de micro e pequenas empresas. Não somente para terem impacto econômico, mas no bem-estar das pessoas”, aponta Kretzmann.

- Publicidade -

Segundo o consultor, além da ação da Linkle, outras empresas que passaram por atendimento do Sebrae/PR, em Maringá, estão engajadas em atenuar a crise do Coronavírus.  “Existe na cidade uma startup que adaptou serviços para identificar locais onde há crescimento de casos de doentes, que gerencia vencimentos de produtos, que desenvolveu a criação e organização de filas digitais, entre outras”, conta.

Em Maringá ainda, diversas startups, somando forças a outras empresas e entidades, aderiram ao movimento #SuperaMaringá, que tem por objetivo ajudar empresas a passar pela crise.

sartor-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner