Animais poderão ensinar o homem a viver mais de 200 anos

baleia-gazeta-do-bairro

baleia-gazeta-do-bairro

Se envelhecer é inevitável para o homem, o mesmo parece não ser tão decisivo para alguns animais. Alguns possuem maneiras de atrasar a morte e, para felicidade geral, estão deixando visíveis, algumas pistas que podemos utilizar para buscar do sonho de vidas mais longas e saudáveis.
Veja este exemplo: um grupo de caçadores de baleias do Alasca tentou abater uma baleia-de-Groenlândia. Um arpão disparado por um canhão atingiu de raspão a baleia que conseguiu escapar. Agora em 2007 outro grupo de caçadores deu cabo do animal (120 anos depois), quando fragmentos do arpão foram encontrados em sua pele.
De acordo com biólogos, as baleias-da-Groenlândia vivem pelo menos 150 anos, podendo chegar até 210. E estes cetáceos exibem raros sinais de envelhecimento, mais um motivo para despertar o interesse de cientistas.
Com esta informação os cientistas esperam descobrir novos remédios para retardar a morte.
Como o processo de envelhecimento é um mistério, e é a maior causa de sofrimento e morte no mundo moderno, retardá-lo um pouquinho, seria um benefício humano sem precedentes.
Com base em taxas humanas de câncer, todas baleias deveriam estar repletas de tumores antes mesmo de ficar adultas. A pista é que elas adotaram truques evolucionários para lidar com mutações nocivas. Elas têm um mecanismo exclusivo de supressão de tumores. E foi neste mecanismo que encontraram pistas que podem mostrar o caminho para remédios.
Fonte adaptado de: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151112_vert_earth_200_fd.shtml?ocid=socialflow_facebook

- Publicidade -

 

 

Compartilhe este artigo
adbanner