Alcoólicos Anônimos e as Religiões

aa-gazeta-do-bairro

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial constituída de homens e mulheres que tem um único propósito: ajudar na recuperação do alcoolismo, usando exclusivamente de programação própria e recursos espirituais livres. Não se destina só a dependentes do álcool. Desde que a pessoa se sinta incomodada com sua forma de beber, quer evitar o uso, mas encontra dificuldade de fazê-lo só, pode usar dos recursos da Irmandade, cuja atuação abrange cerca de 180 países mundo afora, com mais de 2 milhões de membros em recuperação.
Mas afinal ela é ou não é uma religião? Pode-se afirmar com certeza que A.A. é um movimento espiritual. De sorte que qualquer um que busque a Irmandade independentemente de sua fé ou sem fé alguma é bem-vindo às salas de recuperação. Segue a mesma conduta de um hospital que não coloca a crença religiosa como requisito para aceitação do paciente. Ele é um sofredor em busca de ajuda que tem o direito ao tratamento. Como conduz sua fé e outras crenças é assunto pessoal.
Nas salas da Irmandade o interessado na recuperação vai ouvir com frequência a sugestão de respeito ao “Poder Superior”, inclusive o de cada membro, a “Deus na forma como cada presente O concebe”, ou apenas a palavra “Deus”. No plano institucional, como guia espiritual único, A.A. considera o “Deus amantíssimo que se manifesta nas decisões coletivas internas”, às vezes usa o termo “Senhor”. A liberdade de crença espiritual tornou-se assim fator preponderante para a propagação de Alcoólicos Anônimos no mundo, com isso possibilitando a universal recuperação.
A literatura de Alcoólicos Anônimos, como reconhecem seus cofundadores, baseia-se nos ensinamentos consagrados de muitas religiões universais, igualmente nas experiências pessoais e coletivas de movimentos semelhantes que infelizmente fracassaram nos Estados Unidos durante o século 19 e início do século 20, por multiplicidade de propósito. Seja como for, a crença religiosa variada funciona em A.A. como estimulo ao respeito à maneira de crer e pensar de cada membro. A unidade coletiva acontece, sem dúvida, em decorrência da doença comum e do propósito único.

Informações: (41) 3222-2422. ou www.aapr.org.br
CTO DA ÁREA 37PRC DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

gabardo-gazeta-do-bairro flora designer-gazeta-do-bairro

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
adbanner