Adolescentes mostram fôlego e persistência em aulas de luta

alunos 1-gazeta-do-bairro

Foco, persistência, vontade de aprender e muita energia. Essas são características dos 12 alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas que participam de aulas de muay thai no Parque Barreirinha, fruto de parceria entre a Prefeitura e o Instituto Shogun, comandando por Maurício Shogun Rua, lutador de MMA (artes marciais mistas, na sigla em inglês) .

Duas vezes por semana, depois das aulas no período da manhã, os jovens – que têm entre 15 e 20 anos – são acompanhados até o parque. O treino inclui corrida em escada seguida de chutes e de uma sequência de golpes característicos do muay thai, com desenvolvimento na habilidade dos movimentos.

A luta exige disciplina física e mental, aspectos a serem desenvolvidos com o grupo. “O primeiro passo foi empolgar os adolescentes e trazê-los para as aulas, tirando-os do convívio com más influências”, conta o instrutor das aulas, Giovani Galdino da Silva, integrante do Instituto Shogun. “Vamos aproveitar o espaço do parque e pensamos em trazer os pais para fazer as atividades com eles”, planeja o instrutor.

- Publicidade -

Essa é a primeira etapa do projeto “Trilhando nos caminhos da sustentabilidade e da prevenção: uma luta necessária”, que vai atender adolescentes em situação de vulnerabilidade social da Vila Leonice, vizinha ao parque, sob coordenação do Departamento Municipal de Políticas Sobre Drogas.

“O objetivo é oferecer possibilidades para que os adolescentes dessa comunidade vislumbrem perspectivas e desenvolvam habilidades”, afirma o diretor do departamento, Cristiano de Bastiani.

Mudança de comportamento

Única garota do grupo, Talita Prussak, de 15 anos, está no 1º ano do Ensino Médio. Na opinião dela, a prática de esportes melhora a convivência no ambiente escolar e familiar. “Eu tenho ido melhor na escola”, acrescenta.

Graças à iniciativa, Eduardo Felipe, de 17 anos, diz que pode retomar um interesse antigo. “Eu já treinava antes, desde pequeno me interessei pelo muay thai. Tive que parar de treinar por questões financeiras e agora pude voltar a treinar”, afirma.

O adolescente já pensa em um próximo passo. “Comentaram com a gente que haverá competições e que vamos poder participar. Estou bem animado”, compartilha.

- Publicidade -

Revitalização

O Parque Barreirinha vem recebendo melhorias. No início do mês de outubro começou a ser feita a requalificação do espaço pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Foram reformados as edificações e os banheiros, além da parte elétrica. Equipamentos e o playground de areia tiveram a pintura renovada.

O serviço segue com outras intervenções até dezembro.

renato gaucho-gazeta-do-bairro rinca-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner