A Origem dos Jornais e do Jornalismo

jornal-gazeta-do-bairro

jornal-gazeta-do-bairro  

Não se sabe ao certo a origem exata do jornalismo e também qual foi o primeiro jornal do mundo, mas de um modo geral, os historiadores atribuem ao lendário Imperador Romano Júlio César esta invenção.
Ao que tudo indica, Júlio César, além de um excelente general e comandante também foi um ótimo profissional de marketing: para poder divulgar suas conquistas militares e informar o povo da expansão do Império (fazendo obviamente muita propaganda pessoal), César criou a chamada Acta Diurna, o primeiro jornal de que se tem notícia no mundo.
A Acta Diurna era uma publicação oficial do Império Romano, criada no ano de 59 A.C. durante o governo imperial de César. Ela trazia notícias diariamente para a população de todos os cantos do Império (e de fora dele) falando principalmente de conquistas militares, ciência e de política.
Para poder escrever a Acta Diurna, surgiram os primeiros profissionais de jornalismo do mundo, os chamados Correspondentes Imperiais. Eles foram enviados para todas as regiões e províncias Romanas para acompanhar e escrever as notícias.
Apesar de inaugurar o conceito e o formato geral dos jornais e do jornalismo modernos, a Acta Diurna tinha algumas curiosidades:
• Como não existiam tecnologias de impressão no Império Romano e nem mesmo papel em quantidade suficiente (a fabricação de papel, usando a tecnologia da época era muito cara), a Acta Diurna era publicada em grandes placas brancas de papel e madeira (estilo Outdoor). Estas placas eram expostas nas principais praças das grandes cidades para que as pessoas lessem de graça.
• As comunicações também eram lentas na Época do Império Romano, como os textos eram transportados a pé ou a cavalo, embora a Acta Diurna fosse publicada todos os dias, sempre publicava notícias atrasadas de dias ou semanas atrás
• Como era uma publicação de jornalismo oficial, a Acta Diurna Romana não era imparcial, nunca publicava notícias negativas de derrotas do Exército Romano e nem escândalos envolvendo pessoas públicas e aliados do Imperador.

Compartilhe este artigo
adbanner