A força mental não tem sua reflexão no que você faz, mas sim no que você não faz. Ela não é um conceito novo. Há séculos os filósofos já falavam da importância de desenvolver a força psicológica para enfrentar os golpes que a vida pode dar. Desenvolver essa força mental é como encher uma mochila com ferramentas para ser levada para a vida. A sua força mental não reflete no que você faz, reflete no que você não faz. Muitos filósofos já diziam que a pessoas deveriam trabalhar a força mental para aguentar as “pancadas” da vida.

 

1 – Não perdem tempo
As pessoas mentalmente fortes não perdem tempo sentindo pena de si mesmos. “Sentir pena de si mesmo é autodestrutivo”. “Ceder à auto piedade impede a vida plena”. Isso faz com que as pessoas desperdicem tempo, criem emoções negativas e prejudiquem seus relacionamentos.

 

2 – São adeptos a mudanças
Essas pessoas não se desviam das mudanças. Existem cinco estágios de mudança, sendo eles: a pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção. É preciso seguir todas as etapas e ter em mente que mudanças podem ser assustadoras, mas que não as encarar te impede de crescer.

 

3 – Não têm obsessão por controle
Quem tem a mente forte não perde seu tempo tentando controlar coisas que claramente não consegue. Ter esse tipo de reação é possivelmente ansiedade. “É tão seguro ter tudo sob controle, mas pensar que temos o poder de sempre puxar as cordas pode se tornar problemático”.

 

4 – Não tentam agradar os outros sempre
Normalmente, o que fazemos é nos julgar baseado no que as outras pessoas acham da gente, mas isso não é uma coisa mentalmente forte de se fazer. Se você perceber que não pode agradar todo mundo e começar e se julgar baseado no que você próprio acha de você, isso o tornará mais confiante e forte.

 

5 – Deixem o passado no passado
Não tem como mudar o passado “o passado pode ser autodestrutivo, impedindo-o de aproveitar o presente e planejar o futuro”, então ficar preso nele é perda de tempo. No entanto, refletir sobre ele pode ter seus benefícios para que lições sejam aprendidas.

 

6 – Refletem sobre os erros
Essas pessoas não tendem a cometer os erros repetidamente. Refletir sobre eles faz com que você não os repita. É importante ver o que deu errado, o que você poderia ter feito diferente e como fazer melhor da próxima vez.

 

7 – Não guardam ressentimento
Eles não ressentem o sucesso de outras pessoas. Esse sentimento é como a raiva que fica engarrafada e escondida. E se concentrar no sucesso dos outros não abrirá os caminhos para o seu, e mesmo se você já tiver sucesso pode não se contentar se estiver sempre prestando atenção no sucesso dos outros.