O Vila Hauer Esporte Clube recebeu nessa quarta-feira a primeira rodada do returno do Grupo 2, com as equipes da Região Sul, da Liga Feminina de Futebol Sub-20. E quem se deu bem foi a equipe da casa. Na chave mais equilibrada da competição até o momento, o Coritiba venceu o Criciúma, até então líder, por 2 a 0 e assumiu a ponta com sete pontos. Já na partida entre Duda/Canoas e Foz/Cataratas empate sem gols, que deu a equipe paranaense o segundo lugar.

Coritiba (PR) 2×0 Criciúma (SC):
Na partida que abriu o returno do Grupo 2, Coritiba e Criciúma fizeram o clássico dos chamados “clubes de camisa” nessa quarta-feira. Em jogo, a liderança da chave. Melhor campanha do primeiro turno, o Criciúma foi a campo disposto a sustentar a primeira posição, enquanto o time do Paraná se valia do fator casa para alcançar o topo da tabela.

Como era esperado, o primeiro tempo foi bastante movimentado, mas com poucas chances de gol para cada lado, com a partida indo para o intervalo sem gols. No começo da segunda etapa, o treinador do Coritiba fez duas modificações que deram bastante resultado. Thais entrou em campo aos seis minutos e aos 18 abriu o marcador para as donas da casa. Precisando da vitória, o Criciúma passou a buscar mais o ataque e acabou cedendo espaços. Vilmara, que também entrou na segunda etapa, aproveitou a última chance, aos 50 minutos da etapa final, decretando a vitória do Coxa por 2 a 0.

A vitória deu ao Coritiba a liderança do Grupo 2, com sete pontos, enquanto o Criciúma caiu para 3º com cinco pontos.

Duda/Canoas (RS) 0x0 Foz Cataratas (PR):
O segundo jogo do dia colocou em campo equipes em situações opostas na tabela. O Foz/Cataratas encarava a partida como sua chance de assumir a liderança do Grupo 2, enquanto ao Duda/Canoas somente os três pontos interessavam, uma vez que a equipe ocupa a lanterna da chave.

No primeiro turno as equipes fizeram um jogo extremamente equilibrado, que terminou empatado em 1 a 1, e o cenário do duelo dessa quarta-feira foi o mesmo. Sem abusar muito das jogadas de ataque, as duas equipes exploraram bastante o sistema de marcação. Poucas chances de gols foram criadas e a partida terminou empatada em 0 a 0.

O resultado colocou o Foz na segunda posição, com seis pontos, enquanto o Duda/Canoas permanece em último lugar com dois pontos somados. As equipes folgam agora nessa quinta-feira, e retornam a campo na sexta, novamente no Vila Hauer. Coritiba e Duda/Canoas abrem a 2ª rodada do returno e Criciúma e Foz/Cataratas jogam na sequencia.

Jogos do returno – Grupo 2
11/05/2016 – 9h – Coritiba (PR) 2×0 Criciúma (SC) – Vila Hauer
11/05/2016 – 11h – Duda/Canoas (RS) 0x0 Foz/Cataratas (PR) – Vila Hauer
13/05/2016 – 9h –– Coritiba (PR) x Duda/Canoas (RS) – Vila Hauer
13/05/2016 – 11h – Criciúma (SC) x Foz/Cataratas (PR) – Vila Hauer
15/05/2016 – 8h – Foz/Cataratas (PR) x Coritiba (PR) – Arena Vermelha
15/05/2016 – 10h –Criciúma (SC) x Duda/Canoas (RS) – Arena Vermelha

Classificação – Grupo 2 – Região Sul
1º Coritiba (PR) – 7 pontos – 4J – 2V – Saldo +3
2º Foz/Cataratas (PR) – 6 pontos – 4J – 1V – Saldo +1
3º Criciúma (SC) – 5 pontos – 4J – 1V – Saldo +2
4º Duda/Canoas (RS) – 2 pontos – 4J – 0V – Saldo -6

Formato da competição:
A competição será realizada em quatro fases, sendo que na primeira fase os clubes serão divididos em três grupos com quatro equipes cada. As equipes se enfrentam em dois turnos e as duas melhores equipes, mais as duas melhores terceiras colocadas, avançam para a segunda fase, chamada de quadrangulares finais. Nessa etapa, os times serão divididos em dois grupos com quatro times cada e os dois melhores avançam para a semifinal. A partir daí serão jogos eliminatórias, com os dois vencedores disputando a final e os perdedores jogando 3º e 4º.

A primeira etapa da Liga Feminina de Futebol Sub-20 foi realizada entre os dias 30 de março e 03 de abril e 04 a 08 de maios, com as equipes das Regiões Norte/Nordeste/Centro Oeste. Fortaleza sediou os jogos envolvendo Aliança (GO), Iranduba (AM), Caucaia (CE) e Juventus (CE), com destaque para a equipe amazonense, que venceu as seis partidas no turno e returno, encerrando a primeira fase com 18 pontos. A segunda posição ficou com o Aliança, também classificado. Já entre os dias 6 e 10 de abril, as equipes da Região Sul se enfrentaram em Criciúma, com jogos entre a equipe da casa, Coritiba, Duda/Canoas e Foz Cataratas. E as catarinenses fizeram bonito terminando na ponta da tabela em um grupo extremamente equilibrado. Fechando a primeira etapa, entre os dias 13 e 17 de abril, as equipes da Região Sudeste -Vasco da Gama, Ferroviária, São José e ADECO -, se enfrentaram na capital paulista e Vasco da Gama e Ferroviária terminaram com seis pontos.

No mês de maio todos as equipes voltam a se encontrar ainda dentro dos próprios grupos para definir as oito equipes que avançam para os quadrangulares finais. As equipes da Região Sul jogam em Curitiba, nessa semana, e as da Região Sudeste no Rio de Janeiro, a segunda etapa. Enquanto os times das Regiões Norte/Nordeste/Centro Oeste já encerram os jogos da primeira fase.

Fotos: Gabriel Maschio