Poucos empresários perceberam que seus clientes já decidiram a compra, antes mesmo de conversar com alguém responsável pela área comercial. As pessoas já saem de casa com uma ideia de preço que vão pagar, produto que vão comprar, local onde vão visitar e comprar.
Imagine que você queira comprar uma televisão. Qual é a primeira coisa que você faz? Que você queira levar seu cachorro tomar um bom banho no pet shop, o que você faz? Quer comprar um celular novo? Você corre para internet obter informações…
De fato, uma pesquisa recente realizada nos EUA indicam que cerca de 60% das decisões de compra já foram feitas antes do primeiro contato com o vendedor.
Independente da área que você atua, acredite. Você pode inovar, ter excelentes resultados sem gastar muito dinheiro para isso, confira abaixo:
1. Geração de clientes qualificados
Na internet, clientes qualificados são os leads. A prospeção é o ponto de partida para qualquer ação comercial. Você não vende sem ter um cliente. Você não vende, ou vende com muita dificuldade se não estiver falando com a pessoa certa para o seu serviço ou produto.
Quando você liga para um cliente você sabe se ele estará interessado em conversar com você? Ou será que ele tem uma desculpa na manga para te dar e fugir de qualquer compromisso?
A internet pode “triar” os seus clientes deixando em uma lista apenas os contatos que tem interesse sobre o seu produto ou serviço. Ao invés de bater porta em porta atrás de compradores, a internet pode fazer isso para você de forma automática.
2. Maior produtividade na venda
Hoje o nosso bem mais precioso é o tempo. É comum, ao fim de mais um dia de trabalho, nos sentirmos exaustos devido ao desgaste em ter que pegar os clientes pelas mãos e ensinar ele tudo que ele precisa saber para perder a sensação de risco em comprar o seu produto.
E se todo o processo de “educação” do seu cliente for feito via WhatsApp? Ou de forma automática pelo e-mail? Já imaginou eles chegarem até você já com a sensação que te conhecem, conhecem o seu produto e só aceitaram te encontrar para que você faça a tirada do pedido?
Com a garantia que essa ferramenta funciona? Você poderá gastar seu tempo de forma produtiva, focando nos clientes que estiverem mais próximos de fechar a venda.
3. Maior efetividade
Uma boa ferramenta pode estar ajustada para você ter o maior número de informações possíveis sobre os seus clientes e criar as melhores estratégias para atender às suas necessidades.
Através da automação (e-mail marketing por exemplo) fornece um olhar do seu cliente, emitindo relatórios, segmentando em diferentes grupos, perfil de interesse e etc.
Isso ajudará a sua força de venda, a ter maior probabilidade de fechar a venda.
4. Pós-vendas
Existem situações em que, devido a quantidade de coisas para se fazer durante um dia, o pós-vendas acaba esquecido, ficando de lado. O marketing digital pode te ajudar com mais essa tarefa.
É possível traçar fluxos automatizados de e-mail para saber a satisfação do cliente, programas de indicação, possibilidade de upgrade e etc.
Claro, para tudo isso funcionar bem, sua estratégia de marketing tem que estar bem elaborada. Não é difícil, mas você precisa começar.
Clientes do grupo Portal Negociadores.com estão com resultados positivos em vendas e prospecção na área de beleza, saúde, educação, joias e bijuterias.
Esse tema é fascinante, depois que você começar não vai conseguir parar. Com os ajustes certos seus resultados vão aparecer, mesmo que seja a médio prazo.
Você já está usando a internet para aumentar as vendas?
Conte a sua experiência, se não está ainda, quais são as maiores dificuldades que você sente?
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